terça-feira, 5 de abril de 2016

Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”



6 de abril de 2016

O Agrupamento aderiu à iniciativa "E se fosse eu? Fazer a mochila e partir" organizada  pela Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) uma iniciativa de sensibilização das crianças e dos jovens para as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária.

A ação decorrerá amanhã dia 6 de abril, ao primeiro tempo da manhã em todo o país, em todas as escolas, através de uma sessão no decurso da qual será exibido um vídeo, mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo.

Neste dia, cada aluno, professor e funcionário será desafiado a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado (através de imagens ou, se possível, em formato físico), devendo depois partilhar a razão das suas escolhas.



Recursos     (para a atividade e para abordagem da temática em contexto de aula).


Video (sugerido para apresentação às 8.30 do dia 6/4.



Guião  da DGE.

Videos_testemunhos de refugiados de todas as idades.

Onde dormem as crianças refugiadas.

Explicação da crise de refugiados da Síria Gravação vídeo 6:10 - legendado em português.

Refugiados que mudaram o mundo - emissão da TSF em podcast sobre refugiados famosos -  Freddie Mercury vocalista dos Queen, é um exemplo.

Visão Júnior - artigo muito interessante sobre crianças sírias na escola.

Video com cerca de 7m. sobre a tolerância - imagens sem palavras.